segunda-feira, 1 de abril de 2013

Páscoa


Peço desculpa não ter vindo aqui desejar a todos os meus seguidores uma feliz Páscoa, mas foi de todo impossível... espero que me desculpem....
Espero que a vossa Páscoa tenha sido boa, cheia de Amor e carinho e junto de todos aqueles que mais amam. :)
A minha Páscoa passou muito bem, junto da família :) Para o almoço a minha mãe fez cordeiro de leite no forno que estava DIVINAL :) infelizmente esqueci-me de tirar foto....
Aqui ficam as duas sobremesas que fiz, o bolo delícia de noz que já está aqui a receita .

E o Folar da Ressurreição, uma maravilha, apesar de este ano não me ter corrido tão bem a massa, mas ficou muito bom, a receita está no livro "150 receitas as melhores de 2012" e na revista "Momentos de Partilha Abril de 2012"
O folar tem que ser feito com alguma antecedência, pois a massa tem que levedar no frio 6 horas.... O doce que usei foi mesmo doce de gila caseiro, o que lhe dá um toque diferente... já o folar estava no forno quando me lembrei que não o tinha pincelado com o ovo batido loool.


Ingredientes p/ massa
100g leite
20g fermento padeiro fresco
20g manteiga
60g açúcar
400g farinha Espiga T.65
2 ovos grandes
2 gema de ovo
1/2 c. chá sal

Preparação
Coloque no copo o leite, o fermento, a manteiga e o açúcar e programe 1min/37º/vel2.
Adicione 200g farinha, os ovos e misture 5seg/vel4. Adicione as outras 200g da farinha e o sal e amasse 2min/vel.Teigstufe
Retire, coloque dentro de um saco e vai a levedar no frigorífico durante 6 horas.

Ingredientes p/ ovos moles
70g água
120g água
6 gemas

Preparação
No copo limpo coloque a água e o açúcar e programe 20min/Varoma/vel1. Quando terminar retirar o copo da base e deixar arrefecer ate aos 60º (cerca de 30min).
Corte as gemas com uma faca e passe por um passador de rede fina. Deite um pouco de calda sobre as gemas e misture bem.
Insira a borboleta e programe 5min/100º/vel1 e adicione as gemas em fio através do bucal (quando terminar se verificar que os ovos moles não engrossaram programar 2-3 minutos/varoma/vel1). Retire de imediato os ovos para um recipiente e deixe arrefecer.

Ingredientes p/ montagem do folar
200g manteiga à temperatura ambiente
100g doce de gila
3 ovos cozidos
1 ovo batido para pincelar

Montagem do folar
Divida a massa em duas partes iguais e numa superfície polvilhada com  farinha e com a ajuda de um rolo estenda cada parte formando um rectângulo de 18x40cm.
Sobreponha as duas partes formando uma cruz.. Distribua no centro desta cruz a manteiga à temperatura ambiente (imagem 1). Dobre os lados para o centro (imagem 2 e 3)
Com a ajuda do rolo estenda a massa em forma de rectângulo com aproximadamente 15x45cm e dobre em três partes iguais, com as pontas certas (imagem 4). Rode a massa um quarto de volta e estenda novamente, repita o mesmo procedimento anterior mais duas vezes.
Com a superfície polvilhada com farinha estenda a massa em forma de quadrado com aproximadamente 35x35cm, corte 1,5cm das bordas e reserve. Barre no centro do quadrado os ovos moles, por cima distribua o doce de gila e feche em forma de envelope (imagem 5 e 6). Inverta o quadrado e coloque-o num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou tapete de silicone, dobre os cantos para baixo dando-lhe uma forma arredondada e coloque no centro os ovos cozidos (imagem 8). Com as tiras reservadas decore o folar (não esticando e não prendendo para que a massa possa levedar). Pincele o folar com o ovo  batido e deixe levedar cerca de 15 minutos.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, cerca de 55 minutos, tendo em atenção a meio do tempo, de cobrir com folha de alumínio para que não queime




5 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Amiga, ficou fantástico esse folar,....isso também já me aconteceu, de não pincelar com ovo,lol,...
Espero que tenhas tido boa Páscoa.
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Lurdes Losquinhos disse...

Hummm...delicias!
Bjs

Luisa Alexandra disse...

Ficou tudo com um excelente aspecto!

Susana Machado disse...

Ficou tudo uma maravilha!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Tertúlia da Susy disse...

Estás desculpada amiga e espero que tenhas passado uma feliz Páscoa, kiss

P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

Poderá também querer ver...

Blog Widget by LinkWithin