segunda-feira, 28 de março de 2011

Cupcakes de framboesa

E pela primeira vez faço uns cupcakes maravilhosos, adorei mesmo, ficam super fofos e com um gostinho muito bom. A cobertura é uma pequena (grande) maravilha :)
Usei mesmo a farinha da Branca de Neve super fina. Eu nos bolos já só uso farinha branca de neve, pois ficam sem dúvida muito mais fofos os bolos.


(in Momentos de Partilha - Fevereiro 2011)

sábado, 26 de março de 2011

Filhoses de forno

Já tenho esta receita para publicar desde o Carnaval, que é quando este doce é "tipicamente" comido na Ilha Terceira. A receita retirei do livro de receitas da minha avó, mas é por assim dizer igual a todas as outras ;)
Adoro comer estas filhoses e fazem lembrar-me a minha infância, na altura em que vive na ilha Terceira. Como não podia ser a 1ª vez que fiz, tive que experimentar em adaptá-la na Bimby :P
(provavelmente vou receber comentários como uma vez recebi, do género "se a sua a sua avó soubesse do assassínio da receita" , mas a bimby é a minha maquina de bater, a minha panela, por isso faço tudo nela... :P)

Espero que gostem tanto como eu :)


Ingredientes (massa)
5 ovos
250g farinha
250g água fria250g leite
1c. chá fermento
Sal fino qb.
(Convém peneirar a farinha com o fermento.)

Preparação (massa)
Pré aquecer o forno no máximo (250º)
Colocar no copo a farinha e o fermento e peneirar 30seg/vel3. Reservar
Meter a borboleta, os ovos uma pitada de sal. Batem-se durante 8min/vel4.Com a maquina ligada, na vel.4, através do bocal ir metendo a farinha, o leite e a água, alternando sempre.
Deitar a massa em formas de queques, untadas (usei o spray da Espiga). Vai ao forno, por norma elas estão boas para tirar quando tiverem crescido e ficarem com um tom "a
lourado" :)
Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de as tirar das formas. Deixar arrefecer por completo.

(Enquanto as filhoses estão no forno vamos preparar o recheio)

Ingredientes (recheio)
500g açúcar
500g leite
3 gemas
2c.sopa amido de milho (uso o da Espiga)
1 limão

Preparação (recheio)
Com o copo bem limpo e seco, colocar a casca do limão (só parte branca) e
pulverizar uns segundos na velocidade 9. Juntar à raspa de limão o leite e o açúcar. Programar 7min/90º/vel2. Verificar se está a ferver.À parte misturar o amido de milho com um pouco de leite e os ovos.
Programar 6min/90º/vel3 e através do bucal ir deitando aos poucos a mistura dos ovos. Quando faltar um minuto subir para os 100º. Verificar se está consistente.

Deixar arrefecer.Dá-se um corte com uma tesoura de cozinha.

É só rechear :)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Risotto de camarão, espargos e açafrão

Aqui fica mais uma excelente receita da revista Momentos de Partilha de Março. Cá em casa apreciamos muito Risotto e este não foi excepção. ADOREI fica muito cremoso e com um gostinho mesmo bom :D



sábado, 19 de março de 2011

Leche Frita / Leite frito

E como hoje é Dia do Pai, não poderia deixar passar esta data em branco.... E por isso nada como festejar com algo diferente e bom. Sou seguidora do Blog "Kanela y Limón" e assim que vi esta receita, imprimi-a logo, pois queria sem duvidas fazê-la. Visitem o blog, pois tem receitas de ir às nuvens e voltar heheheh. Adorei a receita, como er a de esperar.Para a próxima vou experimentar a versão com leite de côco. Adaptei a receita à Bimby :)


Ingredientes
500g leite gordo
70g maizena
75g açúcar
1 c.sopa essência de baunilha
2 ovos
farinha de trigo
açúcar e canela


Preparação
Colocar 450g de leite no copo e a essência de baunilha. Programar 6 min/90º/vel2. Quando parar ver se já está a ferver. Colocar em cima da tampa uma tigela e carregar na balança, pesar 50g de leite , depois a maizena e por fim pesar o açúcar. Misturar com um garfo.
Programar 7min/90º/vel3, abrir o bocal e despejar a mistura do leite com a maizena e açúcar. Qual faltar 1 minuto subir a temperatura para os 100º. Verificar se está com uma consistência espessa.
Num pirex (pequeno) untar com manteiga ou usar o Spray da Espiga. Deitar o preparado e deixar arrefecer por completo.
Preparar o açúcar com a canela.
Numa tigela colocar farinha e em outra tigela os 2 ovos batidos.
Numa frigideira colocar óleo e aquecer bem. Cortar o preparado em quadrados, passar por farinha e depois pelo ovo. Quando o óleo estiver bem quente, colocar a fritar.
Passar por açúcar e canela. Servir :)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Caçarola de Feijão

Pois é, a última revista "Momentos de partilha" tem muitas receitas que quero experimentar. Adoro fazer as receitas sugeridas por eles, pois sem dúvida que têm uma qualidade muito boa. Sai sempre bem :)
Assim que vi esta receita, eu que sou doida por feijão, achei logo que deveria ser uma excelente receita para fazer. E mais uma vez não me enganei. ADORAMOS :D
Em vez de feijão branco utilizei feijão manteiga e servi com arroz Thai :)


quarta-feira, 16 de março de 2011

Lasanha de atum

Nunca tinha feito lasanha sem ser de carne, já fiz de legumes e agora fiz de atum, cada uma melhor que a outra, sem dúvida que são muito boas e pelo menos não cansamos da "tradicional" retirei a receita da última Momentos de partilha (Março). Cá em casa gostamos muito :D


Não usei queijo da ilha, usei outro, pois cá em casa não somos muito apreciadores (apesar de ter costelas açorianas looool)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Peitos de frango Pizzaiola


Por sugestão de uma amiga fiz este franguinho, sem dúvidas que vou fazer este prato mais vezes. Esta receita está na revista Momentos de Partilha nº3 e ontem por acaso encontrei-a no novo livro base :) Cada vez gosto mais da comida cozinhada ao vapor, fica muito macia.
Recomendo sem dúvidas esta receita.



Surpresa de chocolate

Ora aqui fica a sobremesa que fiz, com o brinde que recebi da Lusitana. Esta sobremesa costumava fazer com tortas dancake, mas achei que seria uma excelente maneira de aproveitar este bolo de chocolate :) Recomendo

Ingredientes
1 embalagem "bolo de chocolate" da branca de neve
500ml natas (usei vaqueiro)
3 colheres bem cheia de açúcar
1 lata fruta

Preparação
Preparar o bolo conforme instruções, deitar o preparado numa forma sem buraco.
Deixar a fruta a escorrer uns bons minutos, para não ficar nenhum sumo.

Bater as natas com o açúcar, até ficarem bem "espessas".
Depois do bolo arrefecido, cortar o bolo a meio e forrar a base de uma tigela. (colocar um pouco de película anti-aderente na tigela)
Misturar as natas com a fruta. Levar ao frigorífico umas horas.
Desenformar para um prato e servir :)
Era para ter forrado com natas, mas com a pressa esqueci-me lool

sábado, 5 de março de 2011

Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária


Por estar nos "Melhores Blogues Portugueses de Culinária" da Lusitana, também eu recebi este preparado da branca de neve :). Assim que o vi imaginei logo uma espectacular sobremesa :) Mi aguardem que ainda hoje deve de sair :)
Gostava aqui de agradecer à Lusitana, por este tipo de iniciativas :)

Poderá também querer ver...

Blog Widget by LinkWithin