sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Dieta Paleo

Ora vou aqui deixar algumas das regras básicas da Dieta Paleo, como eu digo Paleo é um estilo de vida não propriamente uma dieta de emagrecimento (apesar de se emagrecer).



1) Coma plantas e animais. Comida de verdade. Alimentos que o homem anterior à agricultura poderia caçar ou apanhar. Comida que não tem código de barras.

2) Evite coisas venenosas. Comidas processadas (gorduras trans e parcialmente hidrogenadas, açúcar de qualquer tipo, grãos (inclusive os integrais). Conservantes, adoçantes, corantes. 

3) Mexa-se com frequência de uma maneira tranquila.  Mexa-se sempre que possível, estacione o carro mais longe, pegue a escada e não o elevador.

4) Levante coisas pesadas. Para ter músculos e retardar envelhecimento, faça treinos curtos e intensos de ginástica funcional, priorizando movimentos que utilizem o corpo inteiro.

5) Corra muito rápido de vez em quando 

6) Durma bem. No mínimo oito horas por dia. 

7) Brinque. Alivie o stress brincando sempre que possível.

8) Apanhe sol. Não tenha medo do sol, exposição adequada ao sol é importante para sintetizar a vitamina D. 


9) Evite erros idiotas. Esteja sempre alerta em relação aos perigos do dia a dia.

10) Use o cérebro. Comprometa-se com mudanças pessoais, garante que o teu Eu de hoje é melhor do que o você de ontem.



A nível alimentar basicamente é isto:

ALIMENTOS PERMITIDOS
·                     Carne: todos os tipos de carne são permitidos, já que a dieta incentiva o consumo de muitas proteínas. Pode ser bovina, suína, aves, peixes, além dos frutos do mar.

·                     Gorduras naturais: aquelas extraídas a frio ou da polpa, como azeite, óleo de coco, de linhaça, de abacate, de macadâmia etc.

·                     Frutas e vegetais: podem ser consumidos à vontade e são fontes de hidratos para o organismo. Para quem pretende emagrecer com a dieta paleo, o ideal é moderar no consumo de frutas. Prefiras as frutas vermelhas e com baixo teor de frutose (açúcar da fruta), como abacate, coco, limão e maracujá.

·                     Ovos: são altamente recomendados nesta dieta e podem ser preparados de diversas maneiras, como fritos, cozidos, mexidos ou omelete.

·                     Nozes: pistachos, amêndoas, noz, castanha-do-pará, avelã, macadâmia e castanha-de-caju.

·                     Temperos: o melhor é temperar os alimentos de forma natural, com alho, cebola e ervas;

·                     Bebidas: água, sumos naturais não coados ou adoçados, chás e café.


ALIMENTOS PROIBIDOS
·                     Açúcares: nada de açúcar refinado, bolos, tortas, bolachas recheadas, doces em geral.

·                     Grãos, cereais e leguminosas em geral: arroz, ervilha, cevada, aveia, vagem, amendoim, feijão, lentilha, entre outros são proibidos.

·                     Batata: apenas a batata-doce é permitida, mas com consumo moderado.

·                     Amido: massas, farinhas, amido de milho.

·                     Margarina e óleos processados: de soja, de milho, de girassol, de canola etc.

·                     Bebidas industrializadas: refrigerantes, sumos artificiais, cervejas etc.

·                     Produtos industrializados em geral.



CONSUMA COM CUIDADO
Em pouca quantidade e sempre acompanhando proteínas, fibras e gordura, é permitido comer: arroz vaporizado, batata-doce, inhame, mandioca, cenoura, beterraba e tapioca.

Álcool: escolha bebidas com poucos hidratos, como whisky e gin, e fuja da cerveja e do vinho

Laticínios: o leite e seus derivados possuem muitos açúcares e proteínas que podem comprometer o emagrecimento e a produção hormonal. O melhor é evitar ou consumir moderadamente.

Importante: é interessante consumir alimentos orgânicos, como vegetais biológicos, ovos orgânicos, além da carne orgânica, que é produzida respeitando os animais - alimentados com erva e arbustos e tratados da forma mais natural possível. No entanto, não há problemas se você não encontrarmos este tipo de alimentos.
Existe depois sempre coisas que podemos "descomplicar", eu como por exemplo iogurte grego natural ou em alternativa Kefir (que é o que estou a comer de momento), Cacau de 85% ou superior, de vez enquando manteiga de amendoim natural...
Ou seja o descomplicado é chamado a Zona cinzenta (retirado do site Paleo Descomplicado). Temos que descobrir a nossa zona cinzenta :)
Um site que adoro o PaleoDescomplicadoVisitem :)
Visa uma aboradagem mais descomplicada da dieta Paleo, ajustando a dieta Paleo aos nosso dias.
Um livro que recomendo vivamente é o Energia Paleo de Mark Sisson.


2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Excelente! Adorei!

Carla Ramalho disse...

Uma dieta saudável mas confesso que alguns dos alimentos proibidos são fundamentais para a minha sobrevivência :) por isso não iria conseguir seguir este método alimentar.
Gulosoqb

Poderá também querer ver...

Blog Widget by LinkWithin